sábado, 26 de maio de 2007

Damião de Goes - uma vida atribulada...


Fachada de uma antiga casa da Travessa da Várzea, perto da Igreja da Várzea, onde foi sepultado inicialmente Damião de Goes.Foi também na Freguesia de Santa Maria da Várzea que Damião de Goes, ilustre alenquerense nascido no ano de 1502, foi baptizado.

Damião de Goes passou grande parte da vida nos países mais cultos da Europa contactando com as figuras mais eminentes do seu tempo com quem comungava os ideais humanistas.
Apaixonado pela literatura e pela arte, era igualmente grande apreciador de música, além de compositor e executante.A 4 de Abril de 1571 é preso pela Inquisição que reabrira um processo iniciado há vinte seis anos (5 de Setembro de 1545, em Évora), por denúncia do jesuíta Simão Rodrigues, e reafirmado pelo mesmo cinco anos depois, desta feita em Lisboa, sob a acusação de práticas heréticas.
Damião afirmará mais tarde que o motivo destas denúncias foi a tentativa de impedir que D. João III o nomeasse mestre de letras e guarda-roupa do príncipe herdeiro, de quem Simão Rodrigues já era mestre de doutrina, o qual também desejaria acumular.
As circunstâncias, causas e local em que a sua morte ocorreu ainda não estão completamente esclarecidas o que tem dado azo a muita especulação.
Sabemos que foi sepultado a 30 de Janeiro em 1574 na capela-mor da igreja da Várzea na vila de Alenquer, como consta no assento de óbito lavrado naquela igreja onde tinha mandado fazer jazigo em 1560.
Com o passar dos anos, devido aos danos causados pelo terremoto de 1755, a igreja da Várzea foi-se arruinando.
Em finais do séc. XIX, encontrando-se a igreja de Santa Maria da Várzea em notório estado de ruína e abandono, reuniram-se esforços e donativos para provimento das obras tendo a Rainha D. Amélia contribuído.
Os trabalhos foram inaugurados em 2 de Outubro de 1897 mas em 1901 havia apenas as paredes erguidas e o telhado feito.
Só em 1941, o tumulo de Damião de Goes foi transladado para uma outra Igreja de Alenquer, a de S.Pedro.
Nessa altura, ao ser aberto o tumulo detectaram-se provas de que Damião de Goes teria sido, muito provavelmente, assassinado.
Em Setembro de 2002, devido a uma intervenção arqueológica, foi novamente aberto o tumulo deste homem de vida brilhante e atribulada e, para surpresa geral, foram encontrados ossos de várias pessoas adultas (pelo menos 8, 6 homens e 2 mulheres) e de 2 crianças.
Enfim... muitas especulações têm sido feitas em redor destes factos sem se chegar a nenhuma conclusão fidedigna.
São apenas suposições, “presas por frágeis fios”, como esta fachada de uma casa degradada que, teimosamente, continua a manter-se de pé...

Um comentário:

Pedro Silva disse...

O ilustre "colonista" não devia fazer afirmações sobre coisas que desconhece. "Presas por frágeis fios" são, de facto, os seus considerandos.
Pode-se dirigir à Biblioteca Municipal de Alenquer e ler o trabalho publicado sobre as causas de morte de Damião de Goes. Se conseguir entender o texto, fica a saber tanto como as outras pessoas e já pode deixar de publicitar o que não sabe.
Atentamente Pedro Silva. cantodolobo@sapo.pt