domingo, 2 de setembro de 2007

Pelo caminho da Estrada da Mala-Posta...


Seguindo a minha viagem no tempo, passei pela minha aldeia e pela minha casa mas não parei e fui à procura do marco seguinte, na estrada que vai dar ao Camarnal e onde podemos entrar de novo na estrada nacional, na direcção de Caldas da Rainha ou Leiria.

Não fui tão longe porque depressa cheguei ao meu destino e, na estrada da Várzea, parei de novo junto ao segundo marco, para o fotografar, admirar e tentar ler as palavras nele gravadas.
Penso que consegui “decifrar” correctamente e aqui vos deixo a inscrição:



DONA MARIA PRIMEIRA

RAINHA FIDELISSIMA DE PORTUGAL

NOSSA SENHORA

PIA.JUSTA.MEMORAVEL.

PARA UTILIDADE PUBLICA

MANDOU DEMARCAR COM ESTE PADRAO

AS LEGOAS DA CIDADE DE LISBOA

CAPITAL DO REINO PARA A PROVINCIA

COM DISTANCIAS DE TRES MIL

OUTOCENTOS E QUATRO PASSOS

GEOMETRICOS

SENDO INSPECTOR GERAL DAS ESTRADAS

REAIS E OBRAS PUBLICAS DE RIBATEJO

DOM JOSE LUIZ DE MENEZES

CONDE DE VALLADARES

NO ANNO DE M.DCC.LXXX.VIII.

UM DECIMO DESTE FELICISSIMO REINADO



Fiquei por ali algum tempo e resolvi voltar para trás mas, se tivesse seguido mais um pouco poderia apreciar a entrada da Quinta da Bemposta, local onde em tempos longinquos os cavalos e os viajantes descansavam.

Por vezes, porque a noite se aproximava, pernoitavam na estação e seguiam viagem de madrugada cedo porque os perigos eram muitos e as viagens eram bem mais dificeis naqueles tempos.

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso mesmo, Geninha, temos de valorizar as mossas aldeias por muito pequeninas que sejam têm sempre alguma coisa de especial.
Beijinhos.