domingo, 2 de setembro de 2007

Pelo caminho da Estrada da Mala-Posta...


Seguindo a minha viagem no tempo, passei pela minha aldeia e pela minha casa mas não parei e fui à procura do marco seguinte, na estrada que vai dar ao Camarnal e onde podemos entrar de novo na estrada nacional, na direcção de Caldas da Rainha ou Leiria.

Não fui tão longe porque depressa cheguei ao meu destino e, na estrada da Várzea, parei de novo junto ao segundo marco, para o fotografar, admirar e tentar ler as palavras nele gravadas.
Penso que consegui “decifrar” correctamente e aqui vos deixo a inscrição:



DONA MARIA PRIMEIRA

RAINHA FIDELISSIMA DE PORTUGAL

NOSSA SENHORA

PIA.JUSTA.MEMORAVEL.

PARA UTILIDADE PUBLICA

MANDOU DEMARCAR COM ESTE PADRAO

AS LEGOAS DA CIDADE DE LISBOA

CAPITAL DO REINO PARA A PROVINCIA

COM DISTANCIAS DE TRES MIL

OUTOCENTOS E QUATRO PASSOS

GEOMETRICOS

SENDO INSPECTOR GERAL DAS ESTRADAS

REAIS E OBRAS PUBLICAS DE RIBATEJO

DOM JOSE LUIZ DE MENEZES

CONDE DE VALLADARES

NO ANNO DE M.DCC.LXXX.VIII.

UM DECIMO DESTE FELICISSIMO REINADO



Fiquei por ali algum tempo e resolvi voltar para trás mas, se tivesse seguido mais um pouco poderia apreciar a entrada da Quinta da Bemposta, local onde em tempos longinquos os cavalos e os viajantes descansavam.

Por vezes, porque a noite se aproximava, pernoitavam na estação e seguiam viagem de madrugada cedo porque os perigos eram muitos e as viagens eram bem mais dificeis naqueles tempos.

Carregado - Marco de Caminhos...


Vamos sair da vila de Alenquer para dar um salto à maior freguesia do concelho (em numero de habitantes), a freguesia do Carregado.
Nó central de eixos viários, desde os primórdios, (1ª linha dos caminhos de ferro, Lisboa - Carregado); cruzamento da Estrada Real Lisboa - Caldas da Rainha e Lisboa - Santarém, bem como pólo fluvial importante através do rio Tejo, desde Lisboa às Portas de Ródão, o Carregado continua hoje a sua tradição de nó central das linhas viárias que cruzam o País.
Esse facto está registado, como não podia deixar de ser na heraldica da freguesia em que o elemento central é “o marco de caminhos”.

Hoje de manhã, resolvi seguir o caminho de dois desses marcos até porque a meia distancia entre eles se encontra a minha casa, numa pequena aldeia com o nome de Obras Novas, com pouco mais de 300 habitantes.
Saindo do Carregado na direcção de Santarém, fiz uma paragem no primeiro para o fotografar e recordei os meus tempos de escola em que esperava a camioneta junto a esse marco que actualmente está num local mais elevado do que estava na época. Com a construção do autoestada (A1) a estrada nacional foi rebaixada e o marco ficou, por isso, isolado lá no alto, passando despercebido aos mais desatentos.
Nele se pode ver a indicação de “Estrada que se derige a Santarem Ano de 1788” do lado voltado para a estrada nacional e, de outro “Estrada de vem das Caldas da Rainha”. Esta indicação leva-nos a crer que esta estrada, possivelmente construída em cima de antigos caminhos romanos, já funcionava muito antes de 1850, ano a que se atribui o inicio da construção da Estrada Real entre Lisboa e Caldas da Rainha, passando por Carregado, Alenquer e Ota.
Por essa estrada, os passageiros e o correio seguiam em deligências de 6 lugares, puxadas por 4 cavalos e o preço de uma passagem entre o Carregado e Ota, com direito a 33 arráteis de bagagem (cerca de 15 Kg) era de 720 réis em primeira classe e 480 em segunda.

Foi por essa estrada que segui, a antiga Estrada da Mala-Posta, não numa “deligência” mas no meu carro... os tempos são outros mas, com um pouco de imaginação, retrocedi “um pouco” no tempo.