domingo, 17 de agosto de 2008

A "Praça dos Homens"...


Aos Domingos, os homens da terra reuniam-se na chamada “praça dos homens”.
Então, os trabalhadores rurais submetiam-se ao ritual da escolha e ajuste de jorna para a semana seguinte. Muitas vezes, a minha mãe me contava histórias desse tempo em que o meu avô ou o meu pai íam “ajustar” os trabalhadores e me relatava a espécie de jogo em que os patrões disputavam os melhores trabalhadores.
Recordo até que, na altura, manifestei a opinião de que era uma situação estranha, era como se se tratasse de uma espécie de “aluguer” de escravos e a minha mãe me fez ver que até era uma coisa boa tanto para o patrão como para o trabalhador.
Ela explicava-me que, no fundo, os trabalhadores melhores eram os mais valorizados e os mais fracos eram, assim, incentivados para serem melhores.
Enfim... uma tradição que sei não ser apenas da zona de Alenquer mas que achei curiosa estar retratada neste painel de azulejo junto ao cruzamento do Carregado.
Aqui vos deixo, então, um apontamento desta tradição da minha terra...