sexta-feira, 21 de março de 2008
Tradição de Sexta-Feira Santa...
Hoje, Sexta-Feira Santa, recordei uma tradição antiga da zona do Carregado e do nosso vizinho concelho de Azambuja.
Dada a proximidade com as margens do Tejo e o dever religioso de fazer jejum e abstinência, as familias passavam este dia santo a pescar e comiam aquilo que conseguiam pescar.
Pensava que esta tradição, que os meus pais me relataram, se tinha perdido no tempo mas hoje lembrei-me de ir verificar.
Fui até junto ao Tejo e, para minha alegria, verifiquei que esta tradição ainda se mantinha.
Encontrámos, eu e o meu marido, várias familias a preparar os grelhados para o seu almoço de Sexta-Feira Santa.
Conversámos com algumas, fotografámos e eu fiquei emocionada com uma delas, por sinal do Carregado, que preparava um prato que faz parte das minhas recordações de juventude, o Torricado. O meu pai fazia um torricado delicioso que eu adorava... vieram-me lágrimas aos olhos ao recordá-lo.
O Torricado é um prato típico desta região, tradicionalmente associado ao trabalho do campo, especialmente dos trabalhadores vitícolas.
Consiste numa forma prática de cozinhar o pão, torrando-o e untando-o de azeite e alho, de forma a acompanhar bacalhau assado ou sardinha assada.
Este prato tem a sua origem nos camponeses que tinham de se ausentar de casa por alguns dias, pois nem sempre as suas terras ficavam ao pé das suas residências.
Este facto obrigava-os a ter de fazer um "farnel", e como naquela altura era difícil conservar a comida, tinham de levar algo que não se estragasse.
Deixo aqui alguns apontamentos desta tradição e do meu passeio de hoje de manhã.