terça-feira, 29 de maio de 2007

Igreja do Espirito Santo - o seu restauro e inauguração...


Esta Igreja foi mandada erigir em honra do Espirito Santo pela rainha Santa Isabel.
Foi restaurada recentemente e inaugurada este ano de 2007 no Domingo de Páscoa, dia 8 de Abril, dando-se também inicio nesse dia às Festas do Império do Divino Espirito Santo que se prolongaram até ao Domingo de Pentecostes, em 27 de Maio.
Durante todo o tempo pascal várias iniciativas foram levadas a cabo mas o culminar das festas aconteceram no Domingo de Pentecostes com a Missa de Pentecostes, a Procissão do Espirito Santo e o Bodo.
Estas festas foram organizadas pela Camara Municipal, Paróquias de Alenquer e Santa Casa da Misericordia pretedem que se retome a tradição do culto e festividades do Divino Espirito Santo que tiveram o seu inicio precisamente em Alenquer.
Damião de Goes era confrade da Casa e Igreja do Espirito Santo, de Alenquer, onde ouvia missa e assistia às festas imperiais, sempre que estivesse em Portugal.
Eram celebradas com tanto brilho, esplendor e entusiasmo que tinham fama em todo o Reino e a Alenquer chegavam romeiros vindos de Lisboa e de outras partes de Portugal. O concelho de Alenquer viu criar-se outras Igrejas dedicadas ao Espírito Santo, como por exemplo, a de Ota e da Atalaia, e as capelas em Aldeia Galega, Aldeia Gavinha e a do Arneiro.

Nesta Igreja, o que chama a atenção do visitante que a conheceu antes do restauro é a luminosidade que, antes, era quase inexistente e a tornava numa igreja escura e algo misteriosa.
Agora a luz invade o templo eu não deixo de pensar que talvez o antigo brilho, esplendor e entusiasmo esteja de volta, com a inspiração divina do Espirito Santo.

Nenhum comentário: