sábado, 26 de maio de 2007

Convento de S.Francisco...


Porta da entrada para o antigo Convento de S.Francisco, em Alenquer.Este convento foi o primeiro convento franciscano fundado em Portugal em 1222, por D. Sancha, filha do rei Sancho I, no local onde existia o antigo Paço Real da Vila.
Já está muito marcada pelo passar do tempo mas ainda chama a atenção a entrada para os claustros do Convento revestida a azulejos que datam de 1719/1721. Trata-se de uma obra de Policarpo de Oliveira Bernardes, um dos principais artistas do denominado “Ciclo dos Mestres”, que nesta obra acentuou o carácter barroco e teatral, utilizando tons de azul mais carregados.
Para quem visitar Alenquer, vale a pena apreciar esta obra e, mesmo se a porta estiver fechada, não fiquem pelo exterior.
No antigo Convento está instalado o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia e andam sempre por ali alguns velhotes do Lar, como este que está sentado no banco.
Do lado direito existe uma porta que dá acesso à entrada do Lar e podem pedir às Irmãs para os deixarem visitar o interior.
Nos claustros, destaco as suas colunas, a sala do capitulo e o jardim com a cisterna no meio.
Procurem nas colunas e vão encontrar as tradicionais marcas dos pedreiros e, a um dos cantos, poderão apreciar um antiquissimo relógio de sol.
Se der para subir ao 1º.andar e visitar a Capela de Santa Sancha também não se irão arrepender.


Alenquer fica apenas a cerca de 30 minutos de Lisboa, pela A1.
A Igreja de S.Francisco, cuja entrada é a que vemos mais abaixo na foto, foi construida em 1280 e restaurada há uns anos.
Para mim, é a igreja mais bonita de Alenquer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente trabalho sobre Alenquer.
Descobri por acaso mas guardei o link para futura consultas, espero que continue.